Mais de 35 milhões de pessoas sofrem com a miopia no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde de 2018, porém especialistas acreditam que esse número aumentou consideravelmente durante a pandemia, devido ao uso das telas e a falta de consultas periódicas com oftalmologistas.
Além disso, um estudo da Organização Mundial da Saúde, prevê um crescimento de 89%, entre 2020 e 2050 nos casos de miopia em todo o mundo.
Mas a boa notícia é que os graus de miopia podem ser facilmente corrigidos com óculos ou lentes de contato. Entenda os diferentes tipos dessa condição visual e como ela pode ser corrigida.
Leia também: O que é miopia: conheça os sintomas e correções
Índice
Como escolher óculos para diferentes graus de miopia
São 6 os principais tipos de miopia:
Vamos entender melhor cada um deles.
A miopia congênita está presente desde o nascimento e geralmente com graus de dioptria elevados (acima de -6 graus).
A miopia de curvatura se dá devido a uma curvatura defeituosa da córnea ou cristalino, já a miopia axial, e também mais comum, é causada pelo comprimento mais alongado do olho, que também impacta como a imagem é formada, ela tem uma progressão maior de aumento de grau, mas é mais rara que a miopia de curvatura.
A miopia axial pode ser herdada. Se um pai tem miopia, seu filho também pode ter e é frequentemente descoberta em crianças entre 8 e 12 anos de idade.
Durante a adolescência, quando o corpo cresce rapidamente, essa miopia pode piorar. Entre os 20 e os 40 anos, geralmente há pouca mudança da dioptria.
A miopia secundária é causada por outra doença da visão, como glaucoma e catarata e é mais comum em pessoas de idade mais avançada.
A miopia de índice é causada por um aumento do índice refrativo do cristalino e é mais comum em pessoas mais velhas.
Por fim, a miopia degenerativa é uma doença grave, diferente da miopia que é apenas um erro de refração na visão, isso porque sua rápida progressão pode levar à cegueira.
Os graus da miopia começam em -0,25 e não tem um limite de progressão, no entanto graus de alta miopia, acima de -6,25 são mais raros.
A miopia pode ser dividida em baixa miopia até -3 graus de dioptria e a alta miopia, com graus maiores que -6,25. A alta miopia geralmente se estabiliza entre as idades de 20 a 30 anos.
Com o aumento do uso de telas, alguns especialistas acreditam que a progressão dos graus de miopia tem aumentado, mas isso ainda não foi comprovado com nenhum estudo científico.
No entanto, alguns comportamentos podem piorar a miopia.
Em casos de miopia é importante levar em consideração o índice de refração e o tamanho da armação dos óculos para garantir a menor espessura das lentes.
Se a pessoa tem -2.5 de miopia, e escolheu uma armação pequena, indica-se uma lente de policarbonato, com índice de refração 1.59 para diminuir a espessura da lente.
Já para uma armação grande o ideal é escolher uma lente de resina com índice de refração 1.74, garantindo uma lente mais fina e confortável.
Ou seja, quanto maior o óculos maior deve ser o índice de refração da lente, para evitar óculos fundo de garrafa.
Para corrigir seus graus de miopia é muito fácil, acesse o site da LIVO e escolha entre diferentes podelos de óculos de grau e lentes de contato!