Por isso, neste artigo trazemos a definição de acuidade visual, detalhes sobre a visão 20/20 e dicas de quando procurar um oftalmologista para exame de vista.
Índice
Qual é a acuidade visual normal?
Quais os tipos de acuidade visual?
Quando fazer um teste de visão?
A acuidade visual mede o quão nítida é a sua visão, seja de longe ou de perto. Geralmente ela é testada por meio da Escala Optométrica de Snellen (aquele gráfico que contém letras e números que o oftalmologista pede pra gente ler, sabe?).
A Escala Optométrica de Snellen com suas linhas de letras em tamanhos decrescentes, é o teste de mais comum. Ele pode ser realizado com o paciente em pé ou sentado a 6 metros de distância da imagem.
Leia também: Teste de visão online funciona?
Um resultado de “20/20” indica acuidade visual normal (significa que você lê a linha que aqueles com visão normal podem ler).
Acuidades visuais entre 20/30 e 20/60, por exemplo, então próximas ao normal, mas já indicam uma dificuldade de enxergar.
A Sociedade Brasileira de Visão Subnormal possui uma tabela que ilustra os diferentes tipos de acuidade visual.
A acuidade visual inferior a 20/20 é comum. Na maioria dos casos, a visão embaçada se dá por conta de um erro de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo). A boa notícia é que óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa provavelmente podem melhorar a sua visão para 20/20 ou perto disso.
Às vezes, doenças oculares, infecções ou outros problemas de saúde reduzem sua acuidade visual. Nesse caso, você e seu médico podem discutir os próximos passos e qual tratamento pode ser necessário.
De olho na saúde da visão…
Todos nós queremos uma visão 20/20 não corrigida, mas lembre-se, essa é apenas uma faceta da saúde ocular. Com exames oftalmológicos regulares, seu oftalmologista pode monitorar toda a sua função visual, incluindo:
O primeiro exame básico da saúde dos olhos é feito ainda na maternidade com o teste do olhinho. Entre 6 meses e 1 ano de idade é recomendado mais um exame oftalmológico completo, depois disso ele deve ser repetido a cada 1 ou 2 anos, a depender de cada caso, considerando histórico familiar, condições oculares ou sistêmicas e presença de sintomas visuais e/ou oculares.
Em torno dos 40 anos é comum começar a sentir desconforto na visão, isso se dá por conta do envelhecimento dos músculos oculares que dão origem a vista cansada, ou presbiopia, esse é um bom momento para agendar uma consulta oftalmológica e fazer um teste de acuidade visual.
Se você tem 65 anos ou mais, mesmo que não sinta nenhum sintoma na visão, verifique seus olhos a cada um ou dois anos. Seu oftalmologista verificará se há sinais de doenças oculares relacionadas à idade, como: catarata, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e glaucoma.
Se você usa óculos de grau ou lentes de contato é preciso consultar seu médico de visão uma vez ao ano, para acompanhar a progressão do grau, e garantir que o uso das lentes de contato não está causando outros problemas oculares.
Fonte: Visual Acuity – AAO