Óculos para fotofobia: lentes que ajudam com a sensibilidade à luz

 Óculos para fotofobia: lentes que ajudam com a sensibilidade à luz

A fotofobia é uma condição que pode indicar outros problemas de saúde, mas também pode ser algo crônico relacionado com albinismo ou olhos muito claros, por exemplo. Para essas pessoas o uso de óculos para fotofobia pode ajudar a aliviar os sintomas da sensibilidade à luz.

Os óculos para sensibilidade à luz possuem lentes especiais, elas podem ser solares ou escuras, fotossensíveis (que escurecem de acordo com a iluminação do ambiente), ou com proteção contra a luz azul. 

A escolha dos melhores óculos fotossensíveis vai depender do problema de cada indivíduo. Por isso, nesse conteúdo vamos explicar as vantagens de cada um deles. Fica de olho! 😎

Índice

O que acontece se você tem fotofobia?

Qual é a causa da fotofobia?

Como aliviar a fotofobia?

Qual o melhor óculos para quem tem fotofobia?

O que acontece se você tem fotofobia?

O principal sintoma da fotofobia é a sensibilidade à luz. Se em um dia ensolarado ou em uma sala muito iluminada você sente a necessidade de apertar ou fechar os olhos, ou a longa exposição a claridade causa dores de cabeça pode ser um indício da fotofobia.

O grande perigo da fotofobia é que ela pode estar associada a outras doenças oculares ou relacionadas ao sistema nervoso central, por isso, ao perceber os sintomas é necessário procurar um oftalmologista para exames da vista.

Veja abaixo o que pode causar a fotofobia.

Qual é a causa da fotofobia?

Segundo a American Academy of Ophthalmology a fotofobia ou sensibilidade à luz pode estar associada a mais de 10 tipos de doenças ou problemas de saúde, entre eles: Albinismo, Ceratites infecciosas(infecção da córnea por microorganismos como bactérias, vírus, fungos ou protozoários), Olho seco, Catarata, Calázio, Conjuntivite,

Infecção ocular relacionada à lente de contato, Traumas na  córnea (corpo estranho, abrasão, laceração…), Coronavírus (COVID-19), Alergias oculares, Inflamações oculares, Enxaqueca e outras dores de cabeça (cefaleias), Estrabismo, entre outras.

Além disso, como mencionado anteriormente, pessoas com olhos e pele muito claros também podem sofrer com este problema, devido a falta de melanina.

Para as pessoas que possuem uma fotofobia crônica, ou seja, que vão viver com essa condição a vida toda, existem maneiras de aliviar os sintomas. Veja a seguir.

Como aliviar a fotofobia?

Para aliviar os sintomas da fotofobia é preciso tratar a condição que a está causando, por isso quando são problemas oculares o oftalmologista pode receitar colírios ou antibióticos para infecções ou inflamações pontuais.

Por outro lado, se a fotofobia é uma condição crônica causada pelo albinismo ou olhos muito claros a única solução é evitar luzes muito fortes e manter os olhos sempre protegidos.

Os óculos de sol ou de grau com lentes especiais podem ajudar a manter os olhos protegidos e aliviar os sintomas da fotofobia crônica.

Qual o melhor óculos para quem tem fotofobia?

O melhor óculos fotossensível vai depender da necessidade de cada pessoa. 

Se você está sempre ao ar livre e pega muito sol, opte por lentes solares em tons mais escuros.

Para pessoas que vivem uma vida corrida entrando e saindo do escritório, correndo de uma reunião para outra, entre ambientes fechados e abertos. Óculos com lentes fotossensíveis que se adaptam às luzes são a melhor opção.

Já para pessoas que trabalham o dia todo na frente do computador, os óculos com lentes blue protect, ou filtro contra luz azul serão os melhores.

Veja como cada um deles funciona.

Lentes solares

A lente solar é a lente escura dos óculos de sol, para pessoas com sensibilidade à luz recomenda-se escolher lentes em colorações mais escuras como cinza, marrom e preto. Além disso, sempre opte por óculos com proteção UV, assim seus olhos estarão protegidos contra os raios UVA e UVB, além da iluminação.

Lentes fotossensíveis

As lentes fotossensíveis, também conhecidas como lentes transitions da Essilor, escurecem de acordo com a quantidade de iluminação em um ambiente. 

Ao sair de casa de dia, seus óculos ficarão escuros, já no escritório, as lentes vão se adaptar ao nível de iluminação da sala, por exemplo.

Lentes com filtro para luz azul

Por fim, as lentes blue light ou com filtro contra luz azul protegem os olhos das luzes emitidas por aparelhos eletrônicos. Por isso, são ideais para quem trabalha no computador, para gamers e até para aqueles que maratonam os canais de streaming. 

Agora que você já sabe como escolher o melhor óculos para fotofobia, acesse o site da LIVO e escolha seu modelo e lentes preferidos na nossa ótica online em apenas 3 cliques!