Uma armação de óculos leve, flexível e inquebrável é um desejo de todos os usuários de óculos, não é mesmo? Infelizmente esse trio é uma missão quase impossível, no entanto existe um material para armação de óculos resistente que chega bem perto dessa tríade de sucesso.
O acetato é um material derivado da celulose, leve e resistente a quedas leves e corrosões químicas. Ele é mais resistente que o plástico, por isso é uma matéria-prima mais cara. É um dos materiais mais usados no mercado para armações de óculos, pois tem flexibilidade para se moldar a diferentes tipos de rosto, cores, formatos e estilos.
Outra opção de material para armação de óculos resistente é o TR90, um termoplástico desenvolvido com uma tecnologia suíça. Por ser um derivado do plástico é mais leve, durável e resistente e também permite maior flexibilidade para a armação, permitindo que ela dobre sem dificuldade, o que também facilita o ajuste no rosto e evita óculos quebrados. Outra vantagen desse material é o preço, mais barato que o acetato.
No entanto, nesse conteúdo vamos explicar por que o acetato é o material usado para as armações de óculos mais resistentes do mercado e indicar alguns modelos que vão conquistar o seu coração ❤️
Qual a armação de óculos mais resistente?
Como saber se a armação é de acetato?
Qual a melhor armação acetato ou metal?
Quanto tempo dura uma armação de acetato?
Modelos de armação de óculos de acetato
Como mencionamos anteriormente, o acetato é o material mais usado para armações de óculos, uma vez que é resistente a quedas leves, materiais químicos, risca menos, junta menos poeira, é fácil de levar, antialérgico e ainda é maleável, permitindo ajuste em diferentes tipos de rosto.
Além disso, o material permite designs de óculos diferentes com formatos quadrados, redondos, ovalados, e armações mais robustas, e ainda assim leves, perfeitas para quem tem graus maiores, precisando de lentes mais grossas.
Vale ressaltar que as armações de aço inoxidável também são bastante resistentes, porém por serem mais leves e finas são indicadas para graus baixos e lentes mais finas. Além disso, são mais caras e difíceis de encontrar no mercado.
Agora vamos entender o processo de fabricação dos óculos de acetato para deixar clara a qualidade e resistência desse material.
Os óculos de acetato são moldados com folhas do material de diferentes espessuras, cores e composições. Antes de serem ajustadas às espessuras necessárias por meio de máquinas especiais, essas folhas são cortadas em tiras com as quais são feitas as diferentes partes da armação.
Esses recortes são fresados em vários formatos e tamanhos usando máquinas de precisão. Por fim, técnicos com experiência nas diversas fases do processo, personalizam o produto, submetendo os materiais a variações de temperatura e polimento.
O processo de produção das armações de acetato para óculos é realizado em diferentes etapas, usando máquinas especiais para misturar pequenos pedaços de bétula e madeira de faia, óleos de lixa e pó abrasivo, para obter formas bem polidas e superfícies brilhantes.
As tiras para as hastes são moldadas nas formas desejadas e dispostas para serem enviadas para a próxima fase que envolve a inserção do núcleo de metal dentro dos modelos de acetato.
Uma máquina especializada aquece o metal, levando-o a altas temperaturas que garantem a perfeita inserção no acetato. Uma vez inserido o núcleo de metal, a customização segue de acordo com os projetos de design, finalizando na montagem com o painel frontal e inserção das lentes, de sol ou de grau.
Veja o processo artesanal da produção de óculos de acetato no vídeo abaixo!
Agora que você já sabe como os óculos de acetato são produzidos fica bem claro que acetato não é plástico, ou seja, para saber se a armação de óculos é mesmo de acetato confira o material.
É comum que as armações de acetato apresentem uma certa flexibilidade, ou seja, as hastes são flexíveis, mas se elas forem moles tem algo errado. Isso porque o acetato é um químico em estado sólido, então ele é duro com leve maleabilidade.
Outro ponto para ficar atento, e não levar “gato por lebre” é se existem bolhas, riscos ou falhas na armação de acetato, isso pode indicar um material de qualidade inferior.
Por fim, procure comprar seus óculos em óticas de confiança que ofereçam garantias nos acessórios.
Outra dúvida muito comum entre os usuários de óculos é a escolha entre armações de metal ou acetato. Bom, a melhor armação sempre vai depender das necessidades do usuário.
Por exemplo, se você precisa de um óculos para usar no dia a dia para corrigir uma miopia alta, com certeza, o acetato é a melhor opção. isso porque as armações são mais robustas para comportar lentes mais grossas e são confortáveis para o uso diário.
Por outro lado, se você precisa de um óculos de leitura, com dioptria baixa (até 1,25), um óculos de metal pode ser uma boa opção, uma vez que são mais discretos, leves e finos.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de armação para óculos!
A questão da durabilidade dos óculos está muito ligada aos cuidados do usuário com o acessório.
Os óculos LIVO estão assegurados contra defeitos de fabricação pela garantia legal estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor de 3 meses e por garantia contratual de 9 meses. Ou seja, seus óculos têm 1 ano de garantia.
No entanto, tanto óculos de sol como óculos de grau de acetato podem durar muito mais do que um ano, quando bem cuidados.
Alguns cuidados indispensáveis são:
Nenhum ajuste no acetato deve ser feito em casa. Ao mesmo tempo que o acetato é flexível e ajustável, é um material sensível e um manuseio incorreto pode estragar seu acetato criando bolhas, derretendo ou até mesmo quebrando. Procure um de nossos quiosques e lojas. Estamos prontos para te ajudar, sempre que precisar.
Veja a seguir alguns modelos de armação de óculos resistente em acetato!
As armações de óculos de acetato permitem criar diferentes modelos em formatos quadrados, redondos e ovais, coloridos e até mesclados como o famoso óculos tartaruga. Veja alguns modelos de armação de acetato perfeitos para elas, eles e todes!