Você sabe a diferença entre oftalmologista e optometrista?

Você sabe a diferença entre oftalmologista e optometrista?

A principal diferença entre oftalmologista e optometrista é que o primeiro é um médico responsável pela saúde da visão, enquanto o segundo é um profissional técnico com foco na melhor qualidade do sentido da visão.

Muitas pessoas não sabem a diferença entre oftalmologista e optometrista, mas as profissões são completamente diferentes. Enquanto o oftalmologista pode realizar diagnósticos e tratamentos para manter a saúde ocular, cabe ao optometrista indicar aos usuários de lentes de grau o melhor acessório com base na receita oftalmológica, garantindo uma melhor qualidade para sua visão.

Veja a seguir mais informações sobre as profissões de oftalmologista e optometrista.

Oftalmologista

O oftalmologista é um médico, graduado em Medicina (curso de 6 anos) e com especialização e residência na área de Oftalmologia, ou seja, especialista nos olhos. Alguns oftalmologistas realizam sub-especializações em áreas específicas como córnea ou cirurgia.

Cabe ao oftalmologista realizar exames para diagnosticar qualquer doença ou problema de visão e oferecer um tratamento para garantir a saúde ocular do paciente, bem como melhorar as condições de acuidade visual. O oftalmologista pode indicar remédios e recomendar cirurgias, quando necessários e quando especializados nesse campo também podem realizá-las.

Em caso de problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia, ele deve oferecer ao paciente uma receita oftalmológica para produção de lentes de grau de óculos e indicar o uso, ou não, de lentes de contato para melhorar a qualidade da visão do paciente.

Recomenda-se visitar o oftalmologista uma vez ao ano para um check-up ocular!

Optometrista

O Optometrista é um profissional com curso técnico (até 2 anos de duração), tecnológico (3 anos de duração ou bacharelado (4 anos), especialista nos sentidos da visão, ou seja, ele não trabalha no órgão ocular, mas visa garantir a melhor experiência visual aos usuários de óculos.

Cabe ao optometrista seguir a receita médica para indicar a melhor lente de grau de óculos, ou melhor opção de lente de contato para corrigir problemas refrativos como miopia, hipermetropia, vista cansada e astigmatismo. 

Esse profissional também pode conferir se as lentes de grau de óculos estão corretas e ajudar usuários a se acostumarem com o uso dos acessórios visuais.

Ainda temos uma terceira categoria de profissional que é o técnico óptico, ele trabalha nas óticas ou laboratórios de lentes na produção de lentes de grau, com base nas receitas oftalmológicas.

Agora que você já sabe a diferença entre oftalmologista e optometrista já pode consultar o profissional mais indicado para o seu problema visual.