Lentes de Contato

O que acontece se usar lente de contato vencida?

A lente de contato vencida pode causar infecções oculares que podem levar à cegueira.

De acordo com a SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato), mais de 3 milhões de brasileiros usam lentes de contato e a cada ano o mercado ganha 500 mil novos usuários. Com a venda pela internet, o acesso a esse acessório de correção visual se tornou mais fácil, tanto para lentes de contato de grau quanto para lentes de contato coloridas. Mas, muitas pessoas usam lentes de contato vencidas e não sabem que estão colocando a saúde da visão em risco.

Neste artigo vamos explicar o que pode acontecer ao usar uma lente de contato vencida e os sintomas característicos deste problema. Além disso, trazemos cuidados necessários para saber se a lente está vencida, mesmo antes do prazo de validade.

Tempo de leitura: 2 minutos e 84 segundos

Lente de contato tem validade?

As lentes de contato possuem um período de validade indicado na caixa e um período de uso após abertas, que varia de um dia a dois anos. As lentes gelatinosas, que possuem mais água em sua composição e por isso são mais confortáveis, têm uma validade menor, por isso também são conhecidas como lentes descartáveis.

Existem lentes de descarte diário (que após serem usadas devem ser descartadas), lentes semanais (que duram 7 dias), lentes quinzenais (que duram 15 dias), lentes mensais (que podem ser usadas por trinta dias), além disso as lentes rígidas, geralmente feitas sob medida tem validade entre um e dois anos, dependendo da orientação do fabricante.

Por isso, o primeiro passo é escolher a validade para as suas lentes, de acordo com as suas necessidades de uso e problema de visão. Pessoas com alta miopia ou doenças oculares como ceratocone, precisam usar lentes rígidas. Por outro lado, pessoas que não usam lentes todos os dias e combinam o uso de óculos e lentes de contato podem optar pelas descartáveis diárias ou quinzenais. 

Pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado e passam muitas horas no computador, podem sofrer com olhos secos e fadiga digital, por isso as lentes de descarte diário acabam sendo mais indicadas, oferecendo mais conforto visual e evitando a proliferação de bactérias.

Como saber se as lentes de contato estão vencidas?

Além da data de validade, indicada na caixa das lentes, é preciso verificar o prazo de uso após abertura. Ainda assim, uma lente descartável mensal pode perder a validade após 20 dias, em situações específicas como: 

  • falta de higienização;
  • contato com água do mar, da piscina ou mesmo da pia do banheiro;
  • exposição ao ar-condicionado;
  • uso exagerado de telas.

Todos esses fatores impactam nas condições de proliferação de bactérias nas lentes, e podem encurtar seu prazo de uso.

Por isso, é preciso estar atento aos sintomas do uso de lentes de contato vencidas. 

Sintomas de lente de contato vencida

Os principais sintomas de que se está usando lentes de contato vencidas são:

  1. Olhos vermelhos;
  2. Sensação de areia nos olhos, quando usando a lente;
  3. Olhos secos;
  4. Lentes turvas que dificultam a visão;
  5. Dor nos olhos;
  6. Sensibilidade à luz.

O que acontece se usar lente de contato vencida?

O uso contínuo de lentes de contato vencidas pode acarretar diversos problemas. Por exemplo, se as lentes de contato tiverem entrado em contato com água e sido contaminadas com protozoários ou bactérias, esses microorganismos entrarão em contato com os olhos e podem causar infecções graves. Essas infecções podem se agravar, caso não sejam tratadas, podendo levar à cegueira.

As lentes de contato vencidas também podem deixar o olho muito seco, e ao retirar a lubrificação dos olhos a córnea pode ser afetada e danificada, causando uma lesão que também pode levar à cegueira, caso não seja tratada rapidamente.

Conclusão

Não pode usar lente de contato vencida de forma alguma, e mesmo se ela estiver na validade da caixa e dentro do período de uso e apresentar os sintomas acima, o descarte imediato é recomendado.

Além disso, usuários de lentes de contato, sejam para correção de grau ou fins estéticos, devem contar com o acompanhamento de um médico oftalmologista e a qualquer sinal de problema ele deve ser consultado para realizar o diagnóstico e iniciar um tratamento, caso seja necessário.

Lembre-se, com os olhos não se brinca! 👀 Acesse nosso blog e saiba mais sobre a saúde da visão!

Anna Neiva

Anna Carolina Neiva é redatora e jornalista especializada em conteúdos relacionados à saúde visual e marketing de conteúdo digital. Atualmente escreve conteúdos com dicas e curiosidades no blog da LIVO.

Recent Posts

Dicas da LIVO: Fantasias para Halloween de personagens que usam Óculos

O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…

4 semanas ago

Dicas da LIVO: Primavera 2024 – óculos são tendência na estação das flores

A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…

2 meses ago

Ondas de Calor: Como proteger sua visão nesse tempo?

Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…

2 meses ago

Dicas da LIVO: Tendência de lenços + óculos de sol

Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…

3 meses ago

Cegueira noturna: o que é e como tratar

Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…

4 meses ago

Dia da Saúde Ocular: saiba a importância dessa data

A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…

5 meses ago