Lentes transitions ou fotossensíveis: como funcionam?

Lentes transitions ou fotossensíveis: como funcionam?

As lentes transitions ou fotossensíveis, além de proteger os olhos dos raios solares, também escurecem de acordo com a exposição do usuário à luz.

Um assunto recorrente aqui no blog é a importância de proteger seus olhos contra os raios solares, que podem ser nocivos à saúde da visão. Já falamos sobre a importância de usar óculos de sol, explicamos os fundamentos da proteção UV e apresentamos todas as vantagens das lentes com filtro de proteção contra luz azul

Neste artigo trazemos mais uma opção para a proteção dos olhos contra as luzes solares, que pode facilitar a vida de muitos usuários de óculos de grau, que simplesmente, não têm tempo ou paciência para terem vários tipos de óculos para diferentes ocasiões.

As lentes fotossensíveis permitem unir um óculos de sol e de grau no mesmo acessório.

Como isso é possível?

Simples! As lentes fotossensíveis, conhecidas popularmente pelo nome da marca Transitions (da Essilor), possuem uma sensibilidade que permite que elas escureçam em contato com a luz do sol.

Ficou curioso? Vem com a gente que vamos explicar como funciona esse processo!

Publicado em 19 de abril de 2021

Índice

1. Lentes transitions ou fotossensíveis

2. Como funcionam as lentes transitions

3. Tipos de lentes fotossensíveis

4. Vantagens das lentes fotossensíveis

5. Para quem são indicadas?

Lentes transitions ou fotossensíveis

Primeiro de tudo vale lembrar que as lentes Transitions são o nome do modelo de lentes fotossensíveis da Essilor. Ou seja, atualmente muitas pessoas reconhecem esse produto pelo nome da marca, como também acontece com outros produtos como Gillette (para lâminas de barbear), por exemplo.

As lentes fotossensíveis são, como o próprio nome sugere, lentes sensíveis à luz. 

Mas o que isso significa?

Significa que ao entrarem em contato com os raios UV, provenientes da luz solar, elas escurecem, melhorando a qualidade da visão do usuário.

Com isso, pessoas que usam óculos de grau ganham uma nova possibilidade, de dois óculos em um, uma vez que seu óculos de grau também vai se adaptar a dias ensolarados, ganhando tonalidades mais escuras que podem ter diferentes colorações.

Mas então as lentes transitions substituem os óculos de sol?

Não completamente! 

Isso porque as lentes fotossensíveis não escurecem totalmente, com isso a estética de um óculos com lentes Transitions não é a mesma obtida com lentes solares. Além disso, elas só escurecem em contato com a luz natural, permanecendo transparentes em ambientes internos.

Entenda melhor como as lentes transitions funcionam, a seguir.

Como funcionam as lentes Transitions

Como mencionamos anteriormente, as lentes fotossensíveis mudam de cor ao entrar em contato com os raios UV, também conhecidos como raios ultravioleta, provenientes da luz natural do sol. Com isso elas só mudarão de cor ao ar livre, e quanto mais raios UV elas receberem, mais escuras ficarão.

Para que isso seja possível as lentes fotossensíveis ganham um banho de polímeros eletrocrômicos em seu processo de fabricação. Esses elementos químicos mudam de cor quando recebem uma descarga elétrica proveniente dos raios UV emitidos pelo sol.

Essa reação química se intensifica quanto maior for a carga de raios UV, com isso as lentes ficam mais escuras quando existe maior exposição à luz solar e, o processo reverso é o mesmo, quanto menor a intensidade de raios UV, mais clara a lente volta a ficar.

Uma vez que estamos falando de reações químicas, a natureza também influencia esse processo, por isso quanto mais quente o clima, mais rápida é a transição de coloração das lentes. Já que o calor facilita a reação química, por consequência, quanto mais frio, mais lenta será a transição.

Com mais de 10 anos no mercado, as lentes fotossensíveis já evoluíram muito em tecnologia, veja alguns modelos disponíveis atualmente e os diferenciais de cada um deles.

Tipos de lentes fotossensíveis

Transitions Essilor

A Lente Transitions oferece a tecnologia de ponta GEN 8, que possibilita lentes mais escuras no exterior, mais claras no interior, e com uma velocidade de transição melhorada. Tudo isso sem comprometer a proteção e a qualidade da visão. Além da proteção contra os raios UV, também possui filtro contra luz azul.

Além disso, essa nova geração de lentes transitions oferece além das cores, verde, marrom e cinza, opções em safira (azul), âmbar (amarelo) e ametista (violeta), para usuários em busca de um estilo diferenciado.

Photofusion – Zeiss

A ZEISS está expandindo seu portfólio de lentes fotossensíveis com a tecnologia ZEISS PhotoFusion adicionando as cores Pioneer (cinza-verde), azul e cinza extra ao seu portfólio.

Colorações da Zeiss Photofusion

As lentes são muito claras em ambientes internos e, expostas à radiação ultravioleta, escurecem em 15 a 30 segundos até um nível confortável de escuridão. 

A ZEISS PhotoFusion varia de no mínimo 7% no estado transparente a até 92% no estado escuro, oferecendo proteção UV total ao usuário. 

Além disso, as lentes filtram pelo menos 20% da luz azul potencialmente prejudicial para a saúde da visão.

Veja matéria completa sobre as vantagens das lentes com filtro para luz azul!

Vantagens das lentes fotossensíveis

Como pudemos perceber ao longo do artigo, as lentes fotossensíveis oferecem maior praticidade às pessoas que usam óculos de grau, isso porque evitam a constante troca de óculos de grau e de sol para se adaptar a iluminação de ambientes internos e externos.

Outra vantagem é a proteção durante todo o dia, como essas lentes possuem proteção contra os raios UV e filtros de luz azul significa que seus olhos estão 100% protegidos, desde o café da manhã, durante o trabalho, até o passeio no parque.

Além disso essas lentes oferecem maior conforto para os olhos, evitando a fadiga ocular, devido a adaptação da visão a diferentes luminosidades, e melhorando consideravelmente o dia a dia de pessoas com fotofobia (sensibilidade à luz), que agora podem estar 100% do tempo protegidas, com lentes que escurecem ao receber raios luminosos.

Lentes transitions mudam de cor na luz

Para quem são indicadas?

Com isso fica claro que as lentes Transitions podem ser usadas por qualquer um, uma vez que não possuem nenhum tipo de contra indicação e podem ser adaptar aos mais diversos tipos de armações de óculos e dioptrias (ou graus).

Se você tem uma vida corrida, vive de um lado para o outro, e não tem tempo de trocar de óculos a cada nova atividade, acesse o nosso site de produtos e escolha uma armação para o dia todo com lentes fotossensíveis.

Vale lembrar que essas lentes também podem receber tratamentos como antirreflexo, anti abrasivo, fácil limpeza e proteção à água para melhorar, ainda mais, o dia a dia do usuário de óculos de grau!