Olho azul: curiosidades e cuidados

Olho azul: curiosidades e cuidados

Você sabia que cerca de 8% da população mundial possui olho azul? Essa tonalidade na verdade representa uma falta de pigmento na íris das pessoas, por isso também é muito comum em bebês recém-nascidos.

Neste artigo vamos explicar a ciência por trás dos olhos azuis e os cuidados necessários para a saúde da visão destes olhos, que devido a falta de melanina acabam ficando mais sensíveis à luz e algumas doenças.

Índice

O que é o olho azul?

Como ter um filho de olho azul?

Porque tem pessoas que nascem com olhos azuis?

Olhos azuis mudam de cor de acordo com a luz?

5 cuidados para pessoas com olhos azuis

O que é o olho azul?

Ao contrário dos olhos castanhos que adquirem sua cor da melanina (pigmento que dá cor à pele), os olhos azuis não têm pigmentação. Segundo informações da American Academy of Ophthalmology, os olhos azuis ficam com essa cor da mesma forma que a água e o céu, uma vez que espalham a luz para que mais luz azul seja refletida de volta.

É importante entendermos que a cor dos nossos olhos depende da íris, a parte colorida do olho. Você pode ver a íris em ação quando ela se aperta e relaxa para deixar mais ou menos luz entrar pela pupila. 

A íris é composta por duas camadas: 

  1. O epitélio pigmentar que contém pigmento marrom, para quase todas as pessoas do mundo, até mesmo as com olhos azuis.
  2. A estroma (camada frontal) que pode fazer os olhos parecerem castanhos, azuis ou verdes.

Para pessoas com olhos castanhos, algumas das células também apresentam pigmento castanho.

Pessoas com olhos azuis não têm pigmento nenhum nesta camada frontal, fazendo com que as fibras se espalhem e absorvam comprimentos de onda mais longos de luz. Ao absorver mais luz azul, essa luz é refletida pela íris e os olhos parecem azuis.

Para pessoas com olhos verdes ou castanhos, uma ou ambas as camadas da íris contêm pigmento castanho claro. O pigmento marrom claro interage com a luz azul e o olho pode parecer verde ou salpicado.

Como ter um filho de olho azul?

Um relatório publicado em 2017, sobre importação de sêmen, mostra que 52% dos brasileiros que realizam o processo de inseminação artificial e recorrem a bancos de sêmen norte-americanos, querem filhos com olhos azuis.

No entanto, cientificamente, é difícil prever a cor dos olhos de uma criança com base apenas nos dados genéticos dos pais.

A genética da cor dos olhos é muito complicada. A maior chance de ter um filho com olho azul é quando o pai e a mãe possuem olhos azuis, mas mesmo os pais que têm olhos da mesma cor podem ter um filho com íris de cores diferentes. Assim como, pais de olhos castanhos podem ser um filho de olhos azuis, por meio de uma herança de gene recessivo, quando os avós tinham olhos azuis, por exemplo.

Porque tem pessoas que nascem com olhos azuis?

Os bebês geralmente não têm muito pigmento na íris ao nascer. É por isso que seus olhos podem parecer muito azuis. No entanto, o pigmento vai se acumulando na íris durante os primeiros meses de vida da criança e os olhos azuis podem se tornar menos azuis ou até mesmo ficar completamente castanhos. Para a maioria das crianças, a cor dos olhos para de mudar após o primeiro ano.

Olhos azuis mudam de cor de acordo com a luz?

Como os olhos azuis obtêm a cor da luz que entra e é refletida de volta, eles realmente podem aparecer com cores diferentes, dependendo das condições de iluminação. Olhos verdes e avelã são uma mistura de cor de pigmento e cor de luz dispersa, então eles também podem parecer diferentes em diferentes condições de iluminação.

5 cuidados para pessoas com olhos azuis

Pessoas com olhos claros possuem menos melanina, ou pigmentação na íris, como vimos acima. Por isso, ficam mais suscetíveis a desenvolver doenças oculares. Veja abaixo alguns cuidados que podem ajudar a proteger os olhos azuis:

  1. Usar óculos de sol com proteção UV.
  2. Usar óculos ou lentes transitions, para evitar a fotofobia.
  3. Evitar o sol muito forte, e sempre usar proteção extra como viseiras ou chapéus.
  4. Fazer consultas regulares com o oftalmologista para exames de vista.
  5. Evitar o cigarro ou outros elementos nocivos para a saúde dos olhos.

Agora que você já entendeu a ciência por trás dos olhos azuis e conhece os cuidados necessários para proteção dos olhos claros, acesse o site de produtos LIVO e escolha o seu modelo de óculos preferido!