Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas deixaram de sair de casa, e acabaram adiando consultas médicas de rotina, como por exemplo a consulta oftalmológica. E ao perceberem dificuldade de enxergar, ao invés de realizarem um exame de vista, recorreram a um teste de visão online e gratuito, disponibilizado na internet.
Segundo dados da Agência Brasil e pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia no SUS, cerca de 3,7 milhões de consultas deixaram de ser realizadas em 2020, uma queda de 35% com relação ao ano anterior. No entanto, logo no início do ano, a Organização Mundial de Saúde alertou para a importância da manutenção da saúde ocular durante a pandemia.
O home office e a educação à distância causaram grandes mudanças no comportamento social e no período de isolamento tivemos um aumento de 54% no tempo de uso das telas no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada por quatro universidades brasileiras.
Com isso percebeu-se um aumento no número de casos de miopia entre crianças e adolescentes, bem como o aparecimento antecipado de casos de presbiopia entre adultos na faixa dos trinta e poucos anos.
Com isso, os testes de visão em casa se tornaram mais comuns. Mas será que esse teste funciona? Será que é confiável? É sobre isso que vamos falar neste conteúdo.
Índice
Como saber se preciso de óculos?
O que acontece quando o grau do óculos está errado?
A forma correta de testar a vista é marcar uma consulta oftalmológica e realizar um exame de vista completo.
Entre os teste de visão realizados pelo oftalmologista estão:
Os exames de vista devem ser realizados a partir dos 2 ou 3 anos de idade, depois é recomendado consultar o oftalmologista antes da criança começar a pré-escola e depois disso deve ser mantido um check-up oftalmológico a cada 2 anos.
Para adultos entre 20 e 39 anos, recomenda-se visitar um especialista em olhos pelo menos três vezes nesse período. No entanto, pessoas que possuem algum problema de visão precisam fazer um acompanhamento anual com o médico.
Depois dos 40 anos é necessário intensificar as consultas, visto que problemas como a presbicia, podem surgir depois desta idade, e após os 65 anos recomenda-se uma visita ao oftalmologista a cada 1 ou 2 anos.
Se você quer realizar um teste de visão online, antes de ir ao oftalmologista, existem sites que tentam reproduzir as imagens usadas no consultório na tela do computador.
Usando a sequência de letras usadas no teste de acuidade visual, por exemplo, os os desenhos coloridos do teste de Ishihara, que indica a presença do daltonismo.
No entanto, esses testes caseiros não são acompanhados por um profissional e por isso não tem validade científica, podendo causar ainda mais dúvidas entre as pessoas que os realizam.
Com isso, nossa recomendação é: evite realizar testes de visão online e gratuitos. Ao notar qualquer dificuldade para enxergar de perto ou de longe, dor nos olhos, ou outros sintomas oculares, procure um oftalmologista.
Outro fator que indica a necessidade de óculos é a necessidade de esticar o braço para ler um livro, jornal ou correspondência. Fique atento aos sinais!
O exame de refração e acuidade visual determina a capacidade de enxergar e define o grau dos óculos. Ele verifica os erros de refração no olho e que geram problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia.
Leia também: Como saber se preciso usar óculos: 6 sinais de alerta!
Para testar o grau dos óculos o oftalmologista vai mudando as lentes do aparelho e com isso as letras aparecem mais ou menos nítidas, indicando o grau de correção necessária.
Esse processo pode ser auxiliado pelo refrator automático, quando olhamos dentro de um aparelho que mostra a imagem (geralmente de um balão no meio do deserto ou uma casinha na estrada) e este apresenta um valor estimado do erro refrativo, que depois é refinado durante o exame de refração subjetiva (baseado nas respostas do paciente) feito pelo oftalmologista.
O teste de visão realizado por um especialista é fundamental para que o grau dos óculos estejam corretos. Além disso, fazer óculos de grau em uma ótica de confiança também é muito importante para garantir a qualidade e acuidade das lentes.
Por isso, na LIVO, mesmo quando vendemos óculos de forma virtual, na ótica online, pedimos a receita oftalmológica atualizada e a foto para DNP.
Se os óculos de grau está errado ou os óculos estão vencidos a pessoa vai sofrer com dores de cabeça, tonturas e pode até sofrer quedas devido ao desvio visual de uma lente incorreta.