Como comprar óculos online em 7 passos

Como comprar óculos online em 7 passos

O comércio digital já estava em crescimento antes da pandemia, mas depois do lockdown muitas pessoas que nunca tinham feito uma compra pela internet acabaram aderindo a essa modalidade. Com isso, 13 milhões de pessoas aderiram às compras online no Brasil, em 2020, de acordo com a consultoria Ebit Nielsen. Além disso, o setor teve crescimento de 83,68% no ano passado, segundo avaliação divulgada em dezembro pela Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com a Neotrust. No entanto, muitas pessoas ainda se perguntam: “como comprar óculos online”, uma vez que é um compra mais detalhada que leva em conta tamanho do rosto, receita médica, entre outros detalhes.

A verdade é que as óticas online desenvolveram diversos passos para que a compra de óculos de grau ou de sol pela internet seja tão tranquila como de qualquer outro acessório de moda. Neste conteúdo vamos mostrar os 7 passos para comprar um óculos sem sair de casa, com tranquilidade e segurança.

Índice

Como comprar um óculos de grau online?

Como saber o tamanho dos óculos?

Precisa de receita para comprar óculos de grau online?

Onde comprar óculos de sol online?

Como comprar um óculos de grau online?

  1. Escolha o seu par de óculos preferido.
  2. Escolha suas lentes (com grau, sem grau, solar)
  3. Identifique o seu problema de visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo)
  4. Escolha o tipo de lente (marca e índice de refração) e acrescente os tratamentos (antirreflexo, blue protect)
  5. Finalize a sua compra.
  6. Envie sua receita e DNP.
  7. Sua lente será feita sob medida e seus óculos serão entregues no prazo de 7 a 10 dias.

Comprar óculos de grau online não é nenhum bicho de sete cabeças, são apenas 7 passos para finalizar sua compra com tranquilidade e segurança.

1. Escolha o seu par de óculos preferido.

Na hora de escolher os óculos ideais para você, vale conferir nossa matéria sobre Tipo de Rostos, que mostra os óculos mais indicados para cada formato de rosto. Geralmente eles fazem um contraponto com a estrutura da face, para rostos redondos, por exemplo, são recomendados óculos quadrados ou mais angulares. Já para rostos quadrados, óculos redondos equilibram o visual.

Mas como saber o tamanho do óculos?

Para saber o tamanho exato dos óculos que está comprando pela internet é muito simples, basta consultar os números das hastes. Os números impressos na haste são as medidas em milímetros das lentes, ponte e haste (respectivamente).

Ou seja, o modelo Karen, por exemplo, tem os números, 53, 17 e 137, é um modelo médio/pequeno, ideal para pessoas com miopia de médio grau, até -6 graus. Já óculos com mais de 55, podem ser considerados grandes e vão precisar de lentes de alto índice de refração para míopes, caso contrário podem virar fundo de garrafa, e distorcer a imagem do usuário.

2. Escolha suas lentes (com grau, sem grau, solar)

Essa parte é fácil, basta escolher as lentes de grau, sem grau ou solares. Sim, algumas pessoas usam lentes sem grau, apenas com blue protect, por exemplo para proteger a visão da luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos, por exemplo. Chamamos isso de óculos de descanso.

3. Identifique o seu problema de visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo)

Essa parte é fundamental para que a ótica online possa indicar o melhor tipo de lentes para os seus óculos. Isso porque, como comentamos anteriormente, um óculos grande vai precisar de lentes de alto índice de refração para miopias altas, para que as lentes fiquem mais finas.

4. Escolha o tipo de lente (marca e índice de refração) e acrescente os tratamentos (antirreflexo, blue protect)

Essa parte é um pouco mais complexa, e requer um pouco mais de informação para fazer a escolha certa. 

Primeiro é preciso entender o que é o índice de refração, que segundo definição da USP (Universidade de São Paulo) é “o desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, depende da velocidade da luz nos dois meios”.

Quanto maior o grau mais grossa será a lente dos óculos, mas para isso existem lentes de alto índice de refração. Os índices de refração disponíveis no mercado são:

  • Acrílico – 1.49
  • Trivex – 1.53
  • Policarbonato – 1.59
  • Resina – 1.56, 1.61, 1.67 e 1.74
  • Highlight ou Mineral  –  1.80 e 1.90

Na hora de escolher a lente é simples, quanto maior for o seu grau, maior deve ser o índice de refração das suas lentes. As lentes minerais, são indicadas apenas para dioptrias maiores de 20, por exemplo, e a de acrílico apenas para problemas menores que dois.

Nessa etapa você também deve escolher o tratamento que gostaria de acrescentar às suas lentes de grau ou de sol.

Para lentes solares é fundamental o tratamento UVA e UVB, mas se você está sempre exposto ao sol com seus óculos de grau também vale incluir esse tratamento nos óculos de grau, assim como as lentes transitions, que mudam de cor conforme a mudança de luminosidade do ambiente.

Os tratamentos antirreflexo também são interessantes para quem dirige de óculos ou está o dia todo na frente do computador, assim como o tratamento blue protect, que protege os olhos da luz azul.

5. Finalize a sua compra.

Na hora de finalizar a sua compra escolha a melhor forma de pagamento, seja cartão ou boleto, e o número de parcelas para fechar o pagamento.

Ao realizar pagamentos online é sempre importante checar a verificação de segurança do site no qual está realizando a compra. Ele geralmente aparece com o ícone de um cadeado na parte superior esquerda do navegador. Isso garante que seus dados estarão protegidos.

Com a nova Legislação da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, os sites de compra online também devem garantir a proteção dos dados compartilhados.

6. Envie sua receita e DNP.

Para finalizar a compra de um óculos de grau pela internet é necessário enviar a receita médica e o número da DNP.

Precisa de receita para comprar óculos de grau online?

SIM, desconfie de qualquer ótica online que não pedir a sua receita médica, com validade de até um ano. Isso é fundamental para que os óculos corrijam sua dioptria e garantam uma melhor qualidade de visão. Óculos feitos com receitas erradas, ou antigas podem prejudicar a saúde da visão, causar dores de cabeça, tonturas entre outros problemas.

Saiba como ler a sua receita oftalmológica aqui!

O que é DNP?

A DNP ou distância naso-pupilar é a medida entre o meio do nariz e a pupila e é a medida mais importante para a produção de um óculos de grau. Quando os médicos não medem no consultório, ela deve ser medida na ótica, isso porque o montador dos óculos vai usá-la para saber o deslocamento da lente no aro da armação e com isso alinhar o centro do bloco da lente com a pupila.

Calma, se a sua receita oftalmológica não tem DNP você pode medi-la em casa com um cartão e celular.

Basta tirar uma foto que mostre o seu rosto completo. Sem ser selfie, peça para alguém tirar ou ajuste o timer do celular. Posicione um cartão, com a tarja virada para frente, na frente da boca para que fique rente a direção dos olhos. E Pronto! 

Envie a foto da DNP (Distância Naso Pupilar) junto com a receita dos óculos.

7. Sua lente será feita sob medida e seus óculos serão entregues no prazo de 7 a 10 dias.

A produção de lentes para óculos de grau é algo técnico e delicado, desconfie de prazos muito curtos para entrega dos óculos comprados pela internet.

Onde comprar óculos de sol online?

Comprar óculos de sol online não é tão complexo como comprar óculos de grau pela internet. Mas atenção, as lentes solares são uma proteção contra os raios do sol, nocivos para os olhos e óculos de sol sem a proteção UVA e UVB correta podem danificar seus olhos.

Por isso é importante escolher óticas online que oferecem óculos de sol de qualidade, cheque sempre os materiais usados nas lentes e nos óculos e confira a idoneidade da loja na qual está realizando a compra.

A LIVO tem uma coleção incrível e super estilosa de óculos de sol, com proteção UVA e UVB. Vem ver!