Pode usar lente de contato na praia ou na piscina? O ideal é evitar, mas existem alguns cuidados para quem precisar usar o acessório nessas condições.
Confira o artigo completo e veja algumas dicas para usar lentes de contato no verão e manter a saúde da visão em dia!
Publicado em 7 de março de 2022 / Tempo de leitura: 3 minutos e 38 segundos
Leia também: Cuidados com óculos de sol no verão para não estragar o acessório
Os principais vilões do verão para os olhos são o sol, a água do mar e da piscina, o ar condicionado e o tempo seco.
Com isso em mente, separamos algumas dicas para você cuidar da saúde da visão e das lentes de contato no verão, sem deixar de aproveitar a estação mais gostosa do ano!
Muitas pessoas questionam se pode usar lentes no mar ou na piscina e a recomendação do American Academy of Ophthalmology e da maioria dos oftalmologistas é não use! A água do mar e da piscina facilita a contaminação das lentes, por isso não é recomendado usar o produto para nadar, por exemplo.
Caso você entre no mar ou na piscina com lentes de contato, opte pelas lentes de descarte diário e jogue o produto fora após o contato com a água do mar ou piscina, isso vai reduzir o risco de infecções. Mas caso note qualquer desconforto nos olhos após mergulhar no mar ou piscina com as lentes, procure um oftalmologista.
Sempre deixe o estojo das lentes de contato em casa ou no quarto de hotel, nunca leve para a praia para retirar as lentes antes de mergulhar, por exemplo. Além de expor as lentes a temperaturas extremas, o ambiente da praia ou piscina pode aumentar a chance de contaminação por bactérias.
Já falamos algumas vezes sobre a importância da proteção UV para óculos de sol, bem como para proteger óculos de grau, e com as lentes de contato não é diferente. Os raios UVA e UVB emitidos pela radiação solar são nocivos para a saúde da visão, por isso as lentes de contato com proteção UV são fundamentais para o verão, e para o ano todo.
No verão, algumas regiões apresentam clima mais seco, e acabamos usando mais o ar condicionado, tanto no carro, quanto no escritório e até mesmo em casa. Por isso a atenção com o olho seco deve ser redobrada.
O uso de lentes de contato por longos períodos combinados a fatores como clima seco e ar condicionado pode aumentar o risco de olho seco, por isso o uso de colírios lubrificantes durante esse período é recomendado.
Se você usa lentes de contato e está exposto a estes fatores, consulte um oftalmologista e veja qual seria o melhor colírio lubrificante para o seu caso. Nunca compre produtos sem indicação médica.
É muito importante ficar um tempo sem as lentes de contato para deixar os olhos respirarem, por isso sempre leve com você óculos de grau ou óculos de sol com grau para fazer a troca do acessório.
Também evite dormir com as lentes, recomenda-se usá-las por no máximo 12 horas, e ao dormirmos com as lentes sempre extrapolamos esse horário, o que pode aumentar o ressecamento dos olhos.
Para nadar com lentes de contato recomenda-se usar óculos de natação ou de mergulho, protegendo os olhos e as lentes da contaminação com água do mar ou da piscina. Usar óculos de natação ou mergulho com grau também pode ser uma forma de substituir as lentes de contato e garantir a saúde da visão.
Agora que você já sabe os cuidados com lentes de contato no verão, veja alguns cuidados básicos no dia a dia de quem usa esse produto.
Para saber mais sobre lentes de contato acesse a matéria completa em nosso blog!