Ao invés de usar um óculos de grau e outro de sol, pessoas com alta sensibilidade à luz podem optar pelas lentes transitions ou fotossensíveis. Essas lentes escurecem automaticamente sob luz solar intensa e retornam a um tom regular em ambientes pouco iluminados.
As lentes fotossensíveis existem há décadas. Anos atrás, todas as lentes de transição eram feitas de vidro e vinham em uma única cor: cinza. Mas os óculos fotocromáticos de hoje estão disponíveis em um arco-íris de cores de lentes e são feitos com vários materiais.
Essas lentes contêm corantes patenteados que sofrem alterações químicas e escurecem quando expostas à luz UV. A tecnologia fotocromática percorreu um longo caminho desde as primeiras lentes de transição, que escureciam quando cloreto de prata ou haleto de prata nas lentes de vidro reagiam com a luz UV.
Óculos com lentes fotocromáticas oferecem mais praticidade do dia a dia, mas também têm algumas desvantagens.
Pense nas vantagens e desvantagens desses óculos de sol antes de comprar.
Se você possui fotofobia, vale a pena consultar seu oftalmologista e estudar a possibilidade de possuir um óculos de sol com lentes transitions.
Fonte: American Academy of Ophthalmology
No site da LIVO possuímos diversos modelos que podem se encaixar com essa necessidade, assim como várias opções de lentes transitions, que vão de R$ 745,00 a R$ 2.860,00, dependendo da marca e dos tratamentos escolhidos.
As lentes transitions tem o mesmo tempo de duração de lentes solares ou de grau, a garantia é de um ano, mas se bem cuidadas, podem durar até três anos sem necessidade de troca. Para isso é necessário saber como limpar os óculos da maneira correta e evitar riscos!
Leia também: Como tirar arranhões de óculos: 5 mitos e verdades