Todo mundo já ouviu alguém falar que usa óculos de descanso. Isso porque há algum tempo atrás, e até os dias de hoje na Europa e nos Estados Unidos, farmácias e lojas de conveniência vendiam os famosos “óculos de leitura”, para pessoas com vista cansada (presbiopia), que ficaram popularmente conhecidos por óculos para descanso.
O hábito de comprar óculos de farmácia, sem receita médica, estava causando agravamento da presbiopia ou vista cansada, de acordo com oftalmologistas. Os profissionais relataram que, na época, cerca de 50% dos pacientes com presbiopia, já chegavam ao consultório com óculos de farmácia com a graduação (correção) errada.
Atualmente a venda de óculos sem receita médica é ilegal no Brasil, de acordo com a resolução 44 da ANVISA, que entrou em vigor em 2010.
Ou seja, os óculos para vista cansada, não são óculos de descanso, e precisam ser receitados por oftalmologistas, por meio de exames, testes e receita médica.
Outro erro comum, é uma pessoa com grau -0,25 ou -0,50, que diz que usa óculos de descanso pois sua correção é pequena e não precisa do acessório o dia todo.
Independente do grau da correção, os óculos oferecem uma solução para o problema da visão, e não um descanso para os olhos.
Mas afinal de contas, existem óculos para descanso? Vamos te contar neste artigo, vem com a gente!
Índice
1. O que é um óculos para descanso?
3. É bom usar óculos de descanso?
7. Como usar óculos para descanso?
8. Tipos de lentes para óculos de descanso
Já mencionamos acima o que não são óculos de descanso, seja óculos para presbiopia ou vista cansada e óculos com graduação baixa.
A definição correta dos óculos de descanso é de um acessório com função protetiva e não corretiva.
Opa, como assim? Calma, a gente explica.
Eles não precisam corrigir uma dioptria, ou seja, não tem uma graduação, e o usuário não tem miopia, hipermetropia, astigmatismo ou vista cansada.
Esses óculos oferecem filtros de proteção que melhoram a qualidade da visão no dia a dia dos usuários, mesmo que eles não precisem deles como um remédio. Eles são uma opção para melhorar a visão.
Qualquer pessoa pode usar um óculos de descanso, principalmente aqueles que trabalham muito tempo em frente a telas de computador, TV ou celular.
Pessoas que estão expostas aos raios solares e até mesmo indivíduos que possuem fotofobia, uma hipersensibilidade à luz.
Além de motoristas, que passam a maior parte do seu tempo dirigindo e com a visão sempre alerta!
Os filtros presentes nos óculos (que vamos detalhar ao final deste artigo) oferecem proteção aos olhos contra agentes nocivos, como raios solares, reflexos, raios emitidos por aparelhos eletrônicos, entre outros.
Com isso eles melhoram a qualidade de visão dos usuários.
Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.
Os óculos de descanso são uma proteção contra fatores externos nocivos para os olhos, como luzes, reflexos, entre outros. Por isso não precisam de uma receita médica.
A fadiga ocular e a fotofobia podem ser bons motivos para o uso de um óculos para descanso.
Pessoas que trabalham muito tempo em frente ao computador, por exemplo, podem apresentar sintomas de dores nos olhos e na cabeça no final de um dia de muito trabalho, isso pode indicar uma fadiga ocular. Lembrando que sempre que forem detectados sintomas, um oftalmologista deve ser consultado para oferecer o diagnóstico correto do problema.
Outra condição que pode gerar a necessidade de um óculos deste tipo é a fotofobia, existem pessoas que têm os olhos mais sensíveis e que são muito afetadas pela luz, seja solar ou até em interiores. Essa condição pode ser acalmada com o uso de lentes que escurecem ao receberem muita luz, protegendo os olhos.
Os óculos de descanso podem ser usados ao trabalhar no computador, para dirigir e até o dia todo, uma vez que por não terem graduação, não causam dano a visão, pelo contrário, protegem os olhos de agentes externos nocivos.
Eles também podem ser usados apenas para estilo, complementando um look ou para parecer mais intelectual em uma vídeo chamada (quem nunca?)!
Como mencionamos anteriormente, existem diversos tipos de filtros que podem ser aplicados nas lentes para melhorar a qualidade da visão, sem corrigir uma dioptria. São eles:
As lentes Transitions são aquelas que escurecem quando recebem luz, e clareiam novamente em ambientes fechados e podem ser usadas por pessoas com fotofobia.
As lentes com filtro para luz azul protegem os olhos dos raios violeta, invisíveis ao olho humano, emitidos por aparelhos eletrônicos. Eles filtram esses raios e deixam passar apenas aqueles que são bons para o organismo.
As lentes com proteção UV, por sua vez, protegem os olhos da radiação UVA e UVB da luz solar, todos os óculos de sol possuem proteção UV, mas também é possível fazer lentes transparentes com esse tipo de proteção.
As lentes com tratamento antirreflexo evitam reflexos de luzes que atrapalham a visão, podendo ser muito úteis para motoristas que se incomodam com os reflexos de faróis, à noite, por exemplo.
Agora que você entendeu como e porque usar os óculos de descanso, acesse o site de produtos LIVO e escolha o seu!
O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…
A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…
Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…
Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…
Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…
A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…