O verde é a cor da esperança e os olhos verdes tem um magnetismo único, não só pela sua raridade, mas pelas nuances que apresentam de uma pessoa para outra, gerando uma aura de desejo e mistério. Além de raros, e lindos, os olhos verdes tem algumas particularidades quando assunto é saúde da visão, facilitando a ocorrência de problemas como a fotofobia.
Por isso, desenvolvemos um guia completo com as principais curiosidades sobre olhos verdes. Fica de olho! 👁️
Publicado em: 28 de junho de 2021 — Tempo de Leitura: 4 minutos e 40 segundos
Segundo dados da American Academy of Ophthalmology a cor dos olhos é como uma impressão digital, uma vez que ninguém mais no mundo tem a mesma cor de olhos que você.
Isso acontece porque a cor dos olhos depende de vários genes e, ao contrário da crença popular, não são uma mistura das cores dos seus pais. No passado, as pessoas pensavam que você poderia prever a cor dos olhos de uma criança com base na cor dos olhos de seus pais e avós, calculando genes dominantes e recessivos. No entanto, estudos recentes apontam que a cor dos olhos realmente não é tão simples de prever. Como transmitir características genéticas é muito complexo, é possível que dois pais de olhos azuis tenham um filho de olhos castanhos, por exemplo.
A cor dos olhos depende da quantidade e distribuição de um pigmento marrom chamado melanina na íris. Além disso, no caso da coloração verde, o efeito óptico da luz espalhando-se pela melanina nos olhos os torna verdes.
A maioria das pessoas nasce com olhos azuis acinzentados que podem ficar mais escuros durante os primeiros três anos se houver desenvolvimento de melanina.
Existem 3 tons principais de olhos verdes: olhos verdes claros, olhos verdes escuros, olhos verdes e olhos verde caramelo.
A cor dos olhos é determinada pela genética (genes dos pais e outros) e pela combinação de três pigmentos produzidos na íris. São eles:
Mais raros que os olhos verdes temos apenas os olhos rosa ou vermelho, sendo uma condição do albinismo. Essas pessoas têm pouca ou nenhuma melanina na pele, cabelo e íris e também podem ter olhos azuis-claros. Em casos raros, a íris é tão clara, devido à falta de melanina, que os olhos podem parecer rosa ou vermelhos porque os vasos sanguíneos ficam visíveis. Os olhos azuis, por sua vez, não são tão raros, por dependerem apenas de uma predisposição genética.
A heterocromia também é uma condição raríssima, na qual uma pessoa possui olhos com cores diferentes. Existem diferentes tipos de heterocromia e podem estar presentes no nascimento ou desenvolver-se posteriormente. A garota propaganda da heterocromia é a atriz norte-americana Kate Bosworth.
Presentes em apenas 2% da população mundial, os olhos verdes são mais comuns em regiões como o Norte e o Centro da Europa. Os húngaros, irlandeses, ingleses e escoceses possuem mais de 80% da população com olhos verdes ou azuis.
Segundo o Eyesite, os olhos verdes são tão raros porque são uma mistura de pigmentação marrom-claro, um pigmento lipocromo amarelado e um toque de dispersão de ondas azuis.
Além disso, são o resultado de um meio-termo entre os genes dos pais (que geralmente puxam para o castanho) com uma quantidade bem menor de melanina.
Mesmo sendo raros, algumas celebridades possuem olhos verdes entre elas: Katie Holmes (a eterna Joey de Dawsons Creek), Scarlett Johansson (que dispensa apresentações), Lindsay Lohan, Kate Middleton (Catherine, Duquesa de Cambridge), Joaquin Phoenix, Eddie Redmayne, Emma Stone e Charlize Theron.
No Brasil é ainda mais difícil achar celebridades com olhos verdes: o único que me vem a mente é o galã Marco Pigossi!
Pessoas com olhos claros de maneira geral tem maior sensibilidade à luz, isso porque, como seus olhos possuem menos melanina, também são menos protegidos. Uma condição comum às pessoas com olhos verdes é a fotofobia.
Além disso, a falta de melanina também deixa os olhos mais expostos aos danos dos raios UV, facilitando o desenvolvimento de câncer de olho. Por isso é fundamental que pessoas de olhos verdes usem óculos de sol com proteção UV 400, bem como óculos de grau com proteção UV quando necessário.
Outro acessório interessante para pessoas com olhos verdes são óculos com lentes transitions ou fotossensíveis, que escurecem sempre que expostos à luz, garantindo mais conforto para a visão sensível. Para os usuários de lentes de contato também é possível buscar produtos que ofereçam proteção UV e já existem lentes de contato fotossensíveis no mercado!
Além disso, a mudança de cor nos olhos ao longo da vida também pode indicar um problema de visão, entre eles:
O sonho de ter olhos verdes pode ser realizado com lentes de contato coloridas, mas antes de usá-las procure a indicação de um oftalmologista e aprenda os cuidados necessários para usar tal acessório!
Você conhece mais alguma curiosidade para contar para a gente? Deixe o seu comentário!
O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…
A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…
Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…
Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…
Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…
A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…