Quando usar óculos para perto ou para leitura?

Quando usar óculos para perto ou para leitura?

Os óculos para perto melhoram a qualidade da visão para distâncias médias de até 33 cm, mas é possível variar essa distância conforme os hábitos de leitura de cada um.

O óculos para perto, também conhecido como óculos de leitura, nada tem a ver com o óculos de descanso, uma confusão bem comum entre as pessoas. Como o próprio nome diz, esse acessório é usado para melhorar a visão de perto, como ler um livro, colocar a linha na agulha ou ler a bula de um remédio, por exemplo.

Com o aumento do uso das telas, a presbiopia, também conhecida como vista cansada, tem crescido, e com isso cada vez mais pessoas precisam de óculos para perto. 

Saiba mais sobre como usar esse acessório!

Publicado em 5 de janeiro de 2022 / 4 minutos e 22 segundos

Índice

Óculos para perto ou óculos de leitura: o que é?

Quando usar óculos para perto?

Qual o melhor óculos de grau para perto?

Faz mal usar óculos para perto direto?

Quem precisa de óculos para ler?

Óculos para perto ou óculos de leitura: o que é?

Os óculos para perto são usados para enxergar melhor distâncias médias de até 33 cm, mas essa distância pode ser ajustada conforme a necessidade do usuário. Se uma pessoa precisa de óculos para leitura no celular, por exemplo, é possível ajustar a lente para uma distância de 20 cm, e para um músico que tem que ler uma partitura 45 cm, por sua vez, o grau também pode ser ajustado para essa distância. 

Qual o grau de óculos para perto?

O grau do óculos para perto vai depender da gravidade do problema visual de cada um, além disso, ele também pode ser uma soma entre os graus da presbiopia e da hipermetropia, do caso de uma pessoa com os dois problemas refrativos. Por isso, é muito importante consultar um oftalmologista e só mandar fazer os óculos de grau com a receita atualizada.

Veja a seguir quando é necessário o uso desse acessório.

Quando usar óculos para perto?

A melhor maneira de saber quando usar óculos para perto é o teste do braço. Quando você começar a esticar o braço para ler um livro, revista ou correspondência, é sinal que sua visão de perto pode precisar de uma lente corretiva.

Mas, para ter certeza, é preciso visitar um oftalmologista e realizar um exame de vista para confirmar o diagnóstico e para que o especialista determine o grau da presbiopia e faça uma receita para perto. Como podemos ver no exemplo abaixo.

Exemplo de receita oftalmológica para perto

Leia também: Como ler receita de óculos de grau

Qual o melhor óculos de grau para perto?

O melhor óculos para perto vai depender da necessidade de cada pessoa. Para indivíduos que possuem apenas a presbiopia, ou seja, a dificuldade de enxergar de perto, é possível escolher um óculos de grau com lente comum, de resina ou acrílico (que são as mais baratas). 

No entanto, para dioptrias acima de +2 ou +3 graus, o ideal é uma lente personalizada (feita sob medida) ou surfaçada, uma vez que a máquina de surfaçagem vai fazer as curvas necessárias para a dioptria específica do usuário, garantindo uma melhor espessura e, por consequência, uma lente mais fina, leve e resistente.

Já os indivíduos, que além da presbiopia também possuem a miopia (dificuldade para enxergar de longe), os óculos de grau mais indicados são os óculos bifocais ou óculos com lentes multifocais

As lentes bifocais, inventadas por Benjamin Franklin, em 1785, possuem dois focos diferentes (longe e perto). Os campos de visão são bastante aparentes nessas lentes, muito utilizadas na década de 1990 por pessoas acima de 40 anos. 

E por fim, as lentes Multifocais ou Progressivas possuem diversos campos de visão, com curvaturas feitas sob medida (surfaçadas) para o usuário, permitindo que ele enxergue curtas, médias e longas distâncias, sem alteração na lente, de forma gradual, melhorando o conforto e adaptação da visão.

Quem usa óculos para perto tem que usar direto?

A necessidade do uso dos óculos de perto e a frequência para uso dos mesmos vai depender do grau de cada pessoa e da orientação dos oftalmologistas. Geralmente, pessoas que possuem apenas vista cansada, usam os óculos de perto apenas para ler ou realizar uma atividade que exija a visão para perto, como costurar, por exemplo.

Para assistir televisão, caminhar pela rua ou passear no parque elas não precisam de óculos. Para não perder o acessório e tê-lo sempre à mão, uma boa pedida são as cordinhas para óculos, que ajudam a manter o acessório sempre por perto e ainda dão um up no visual.

No entanto, quem possui dificuldade para ver de perto e de longe e usa óculos bifocais ou multifocais, geralmente precisa usar o acessório o tempo todo. Além disso, pessoas com dioptrias muito altas também podem se beneficiar usando óculos por mais tempo, pois isso vai melhorar sua qualidade da visão.

Banner óculos de grau LIVO

Quem usa óculos para perto?

Por fim, destacamos que quem precisa de óculos para leitura são pessoas com presbiopia, ou vista cansada, condição que se apresenta quando os olhos perdem, gradualmente, a capacidade de ver as coisas próximas com nitidez. 

Os sinais da presbiopia começam a aparecer devido à perda progressiva da flexibilidade do cristalino e da força do músculo ocular responsável pela acomodação do foco. Ou seja, é uma condição natural do corpo humano e deve afetar todas as pessoas com mais de 45 anos.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, notou um aumento nos diagnósticos de presbiopia durante a pandemia do novo coronavírus. Para ele, isso significa que as telas estão adiantando a perda da visão de perto, uma vez que a maioria dos diagnosticados com vista cansada estavam na faixa dos trinta e poucos anos.

Com isso se torna ainda mais importante realizar consultas periódicas com o oftalmologista e ficar atento a mudanças ou dificuldades na hora de enxergar, seja de perto ou de longe.

Outro alerta é: nenhum óculos pode ser comprado sem a receita médica. Muitos locais vendem óculos de leitura como opções para descanso da visão, isso não existe. Óculos de descanso são óculos sem grau, apenas com filtros de proteção UVA e UVB, antirreflexo ou blue protect, e também devem ser recomendados por um oftalmologista.

Agora que você já sabe tudo sobre óculos de perto, escolha o seu modelo preferido no site da LIVO!